News

A Importância de um Sistema da Qualidade

A Importância de um Sistema da Qualidade

A Importância de um Sistema da Qualidade

A Importância de um Sistema da Qualidade. Um sistema da qualidade é basicamente um sistema de informação. Fornece respostas às principais perguntas que as pessoas fazem para gerir as atividades da empresa: o que deve ser feito, como fazer, por que fazer, quando fazer, quem é o responsável, onde e quanto produzir.

Seja o sistema da qualidade de uma acreditação da ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025 ou OHSAS 18001. Tudo vai depender do ramo de atividade da sua empresa e dos clientes que ela visa atender.

Sistema da Qualidade

Fonte: Reprodução

A certificação de processos segundo a Norma ISO 9000 proporciona maior credibilidade quanto à qualidade dos produtos e serviços da organização. É uma forma de garantir o atendimento às necessidades dos clientes e a continuidade na execução dos processos internos, bem como uma gestão mais efetiva destes processos baseado em indicadores.

Enquanto a certificação segundo a Norma ISO 14000 proporciona maior credibilidade quanto à qualidade segundo as ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação Ambiental.

No que diz respeito à certificação segundo a Norma ISO 17025, evidencia a excelência no que diz respeito à qualidade de calibração, variando em medida, volume, densidade, entre outras grandezas e ensaios em diversas áreas, alternando em físicos, químicos, mecânicos entre outros.

Sistema da Qualidade 1

Fonte: Reprodução

Já a certificação segundo a Norma OHSAS 18001 orienta quanto à formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacional, sendo uma ferramenta que orienta uma organização para a implantação e avaliação, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho.

Por ser uma tendência do mercado, a acreditação por parte da empresa, independentemente da Norma ISO em que se queira a acreditação, mostra a preocupação que a mesma tem em ser competitiva no ramo em que atua. Antigamente, se a empresa tivesse interesse em clientes internacionais deveria ter uma acreditação. Porém a realidade hoje é diferente. Para ser competitiva e ainda ter um diferencial, ela deverá conter pelo menos uma acreditação.


Orcamento_OnLine


Rodape

Compartilhe!

Ailton Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas