News

A Importância do Planejamento na Engenharia

A Importância do Planejamento na Engenharia

A Importância do Planejamento na Engenharia

A Importância do Planejamento na Engenharia. Atualmente a engenharia civil tem buscado uma racionalização no processo executivo de um modo geral, ou seja, redução de custos e qualidade do produto final, tudo em conformidade com as necessidades que o mercado competitivo como o da construção civil exige. Mercado que possui uma parcela importante a economia na mundial.

O planejamento é fundamental na vida de todas as pessoas, seja no ambiente profissional, familiar ou pessoal, podendo interferir de maneira positiva ou negativa, modificando-se conforme sua necessidade.

Planejamento na Engenharia

Fonte: Reprodução

No âmbito da engenharia civil não é diferente. Porém, este processo consiste, basicamente, em uma análise minuciosa da lógica construtiva do empreendimento, relacionando todas as suas partes a um detalhado estudo de todos os métodos, materiais e práticas construtivas.

O planejamento das atividades de uma obra é o planejamento do processo de construção propriamente dito. Ele deve ser realizado através de uma permanente coordenação com o planejamento dos métodos, dos recursos, assim como do canteiro de obras e suas instalações. Por isso, o processo de planejamento de uma obra sucede-se em vários ciclos. Só através de um nível de planejamento que satisfaça aos requisitos gerais do empreendimento e aos critérios de otimização do processo de construção. (GEHBAUER 2002).

Podemos diferenciar 3 tipos básicos de planejamento, curto, médio e longo prazo. A longo prazo temos uma visão macro da obra, nesse método podemos visualizar as principais necessidades que a obra terá e também podemos evitar alguns possíveis contratempos na execução como também evitar problemas financeiro, podendo observar melhor o custo global da obra. A médio prazo serve para readequar os planos produzidos no planejamento de longo prazo. O planejamento a curto prazo nada mais é que a obra propriamente dita, normalmente esquematizações das atividades mensais, semanais ou até mesmo diárias, tendo controle direto do andamento da obra. Tendo em mãos um cronograma físico financeiro bem trabalhado somos capazes de conseguir potencializar a execução, obtendo ganho no tempo, até mesmo diminuindo consideravelmente a perda de material, ocasionadas por desperdício.

O gerenciamento de um projeto em toda a sua plenitude garante ao longo do tempo de concepção, planejamento, execução e finalização, a garantia que todas as atividades que compõe o projeto, estejam sendo executadas dentro das diretrizes e metas já estabelecidas.

Planejamento na Engenharia 1

Fonte: Reprodução

A mão de obra, os materiais e equipamentos aplicados diretamente ao projeto, são recursos importantes e seu gerenciamento ao longo do tempo de execução. Planejar e traçar objetivos e metas, visando o sucesso do projeto, ou seja, é o futuro planejado. Gerenciar é realizar os objetivos e as metas, alcançando o sucesso planejado, ou seja, é o presente gerenciado a cada dia.

(ENG. JOÃO BOSCOVIEIRADASILVA–ECIVILNET; disponível.emhttp://www.ecivilnet.com/artigos/planejamento_e_gerenciamento_de_obras).

Segundo Maximiano (1992), uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.

Referência:

FILHO, Antônio Gil Nogueia & ANDRADE, Bruno da Silva, Planejamento e Controle em Obras Verticais, Centro de ciências Exatas e Tecnologia – CEET – UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém – PA, 2010


Orcamento_OnLine


Rodape

Compartilhe!

Ailton Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas