Conheça as sete Etapas de uma Obra

Conhecer as etapas de uma obra é essencial para qualquer obra de sucesso, visto que inúmeras atividades no início irão depender diretamente daquelas que somente serão realizadas no final da obra.

Conheça as sete Etapas de uma Obra para  –

Conheça as sete Etapas de uma Obra para –

Conheça as sete Etapas de uma Obra para 

Conheça as sete Etapas de uma Obra. Conhecer as etapas de uma obra é essencial para qualquer obra de sucesso, visto que inúmeras atividades no início irão depender diretamente daquelas que somente serão realizadas no final da obra.

O que ocorre devido ao fato de construções terem seus trabalhos conectados, sendo necessário que exista um planejamento abrangente, realizado por profissionais que compreendem todas as etapas de uma obra, suas necessidades e formas de otimizar os processos.

Além de cada vez mais materiais modernos serem utilizados, estes que facilitam toda a obra, mas exigem que cada etapa esteja em conformidade com as anteriores e próximas.

Caso contrário, é possível que problemas e atrasos aconteçam, aumentando o valor da obra, desperdiçando materiais e em alguns casos paralisando a construção.

Conheça as sete Etapas de uma Obra

Foto: Reprodução

Conheça as sete Etapas de uma Obra


Quais são as sete etapas da construção

Conheça a seguir quais são e o que é realizado em cada uma das sete etapas de uma obra:


  1. Os serviços preliminares

Existem diversos serviços que precisam ser feitos antes das obras principais serem iniciadas. Tais atividades estarão garantindo que a construção possa ser feita tranquilamente.

Alguns deles serão: o projeto, a sondagem, construção de tapume e deposito, a instalação provisória de água, instalação elétrica, de lâmpadas, entre outros.


  1. A infraestrutura

A execução da terraplenagem, sapatas, estaca, viga baldrame e outros, farão parte da infraestrutura do imóvel, possuindo um importante de papel para o sucesso de qualquer obra.


  1. Supra estrutura e revestimento

Execução de vigas, pilares e lajes. Fechamento, também chamada de vedação, essa etapa estará contemplando os vãos entre pilares, paredes, vergas, torres de caixa d’agua. Podendo estar sendo realizado de diferentes formas, uma vez que existem inúmeras opções no mercado e cada material terá uma utilização diferente, assim como necessidades.

Já o revestimento será feito utilizando o chapisco, emboço e reboco, apesar de que nem todos precisam ser utilizados em uma obra. Pois alguns materiais que estarão no acabamento não irão necessitar deles.


  1. Cobertura

Durante a execução, o forro que poderá ser pré-moldado, de PVC ou madeira será construído, assim como o telhado, que também pode ser confeccionado por diferentes tipos de materiais, assim como a cobertura pode ser usado o tipo de material mais adequado para seu uso.


  1. Esquadrias

A guarnição, vista, folha e batente serão instalados. Os mesmos podem ser confeccionados utilizando madeira, alumínio ou PVC.

Apesar de ser possível estar encontrando peças que utilizam diferentes materiais, mesmo que ainda não sejam muitos conhecidos ou utilizados.


  1. Instalações hidrossanitárias e elétricas

Neste momento diferentes tipos de tubos serão instalados, assim como registros e a caixa d’água no local já construído anteriormente.

A boia também será instalada na caixa d´água. Também serão executadas as caixas de gordura, sifonada e de inspeção. Finalizando a parte hídrica, caso não tenha rede de esgoto pública um tanque séptico e filtro anaeróbio deverá ser construído.

Já a instalação elétrica irá contemplar tubos, caixas, conjuntos de fios, tomadas e disjuntores.

Também não esquecendo de fazer a rede de drenagem pluvial, levando a tubulação até o meio fio, nunca ligando direto na rede de esgoto.


  1. Pintura e Acabamento

O selador será utilizado, assim como a massa corrida, lixa, solventes, tintas, cerâmicas e outras atividades para finalizar a construção.

O acabamento e as peças sanitárias deverão ser instaladas conforme procedimento do fabricante.


Mais algumas dicas

Dependendo do tipo de obra, pode ser que seja necessário alguma etapa que não foi mencionado anteriormente, assim cada caso deve ser estudado especificamente.

A maior dica é fazer um bom planejamento para que possa fazer a obra sem problemas dentro do prazo programado.

Deseja construir, reformar ou possui dúvidas, entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas em etapas de uma obra.


Fale com nossos especialistas

Escolher estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox e até obras em geral pode ser um trabalho difícil. Visto que existem inúmeras variáveis influenciando no momento de escolha.

A melhor maneira para facilitar e realizar uma boa escolha é retirando todas as suas dúvidas. Logo, sempre que necessário procure um profissional ou acesse a internet para retirá-las.


Você que está em – , e caso necessite de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (www.premonta.com.br) ou entre em contato com nossos especialistas sobre etapas de uma obra e também sobre estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox, obras em geral ou alguma dúvida sobre construção civil.


E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram.


Eng Carlos

www.premonta.com.br / www.engcarlos.com.br


Também veja o Artigo sobre: “Como planejar a construção de uma obra

Como planejar a construção de uma obra em Itu – SP


Compartilhe!

Eng Carlos Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!