Como fazer fundação de uma obra em terreno firme

A fundação de uma obra em terreno firme possui uma grande importância para a construção civil, possuindo algumas características únicas e desafios que devem estar sendo superados

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme em Clifton – NJ

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme em Clifton – NJ

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme em Clifton – NJ

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme. A fundação de uma obra em terreno firme possui uma grande importância para a construção civil, possuindo algumas características únicas e desafios que devem estar sendo superados.

Também veja o vídeo sobre:

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme

Em suma, no Brasil será possível estar encontrando terrenos firmes em inúmeros locais, sendo algo muito comum.

E esse tipo de terreno pode estar facilitando um pouco a construção, uma vez que o solo comum pode ser escavado e utilizado com mais facilidade, diminuindo o custo da obra e a necessidade de ferramentas especificas.

No entanto, atualmente é comum possuir equipamentos que tornam o terreno firme e mais simples de ser utilizado, podendo ser preparado em pouco tempo e utilizando poucos recursos.

Além de cada vez mais, novas técnicas serem criadas, assim como, o conhecimento e a resistência a respeito desse tipo de solo somente aumenta com o passar dos anos. Facilitando ainda mais a realização de fundação de uma obra em terreno firme.

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme

Foto: Reprodução

Como fazer fundação de uma obra em terreno firme


Como fazer fundação de uma obra em terreno firme

A fundação em terreno firme é dividida em 7 etapas, sendo a primeira delas uma limpeza completa, que deixará o local pronto para receber as máquinas e os trabalhadores.

Já na segunda etapa, será realizado uma marcação do imóvel, onde o projeto será a base do gabarito, normalmente feito utilizando madeira.

O gabarito define os espaços que o imóvel estará utilizando, orientando assim os trabalhadores para que possam fazer a fundação corretamente e seguindo o que foi projetado.

Durante a terceira etapa, valetas serão abertas de acordo com o projeto. Podendo a fundação ser realizada de diferentes maneiras, seja manual, mecânica, utilizando estaca, entre muitas outras.

O método é escolhido de acordo com os recursos disponíveis, pela sondagem e pelo projeto estrutural.

Logo após, na quarta etapa, as valas das sapatas e o fundo das valas serão compactadas e niveladas. O que é realizado durante a execução das fundações.

Com o fundo nivelado, uma camada de brita será depositada, para que a ferragem possa ser colocada corretamente. No entanto, entre a brita e as ferragens, é necessário estar colocando espaçadores de plástico. Finalizando a quinta etapa.

A sexta etapa será feita com o lançamento do concreto que se ficará entre o solo e a ferragem, evitando que o contato com umidade e impedindo a oxidação, esta que enfraqueceria toda a fundação.

Por fim, durante a sétima etapa da fundação de uma obra em terreno firme, é preciso esperar 28 dias para que o concreto possa curar. Podendo as próximas atividades, como o levantamento de paredes serem iniciados nesse momento.


Mais algumas dicas

Como pode ser visto, a fundação de uma obra em terreno firme pode ser realizada com facilidade quando se possui o conhecimento necessário, além de materiais de qualidade e bons profissionais.

Não importa se é na etapa de fundação o outra etapa, pois deve-se fazer um planejamento para que não ocorra problemas de atrasos da obra durante a execução.

Sendo sempre recomendado que somente utilize profissionais experientes em suas obras.

Além de retirar todas as suas dúvidas antes de iniciar qualquer atividade, para que possa dessa maneira construir sem grandes problemas e com sucesso.

Caso possua dúvidas ou deseje construir, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos especialistas em fundação de uma obra em terreno firme a qualquer momento. Será um prazer poder lhe ajudar.


Fale com nossos especialistas

Escolher estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox e até obras em geral pode ser um trabalho difícil. Visto que existem inúmeras variáveis influenciando no momento de escolha.

A melhor maneira para facilitar e realizar uma boa escolha é retirando todas as suas dúvidas. Logo, sempre que necessário procure um profissional ou acesse a internet para retirá-las.


Você que está em Clifton – NJ, e caso necessite de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (www.premonta.com.br) ou entre em contato com nossos especialistas sobre como fazer fundação de uma obra em terreno firme e também sobre estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox, obras em geral ou alguma dúvida sobre construção civil.


E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram.


Eng Carlos

www.premonta.com.br / www.engcarlos.com.br


Também veja o Artigo sobre: “Dicas para planejar bem a obra

Dicas para planejar bem a obra para Itu – SP


Compartilhe!

Eng Carlos Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas