Gerenciamento de Projetos e Obras

O gerenciamento de projetos possui uma grande importância para o sucesso de uma construção, tando de casas como de galpões e demais obras de Construção Civil

Gerenciamento de Projetos e Obras em  –

Gerenciamento de Projetos e Obras em –

Gerenciamento de Projetos e Obras. O gerenciamento de projetos possui uma grande importância para o sucesso de uma construção, tando de casas como de galpões e demais obras de Construção Civil. Tendo passado por inúmeras mudanças ao longo dos anos o que criou a necessidade de o profissional da área estar sempre se atualizando.

Também veja o vídeo sobre:

Gerenciamento de Projetos e Obras

Atualmente, os processos são feitos mais rapidamente, alguns são automatizados por programas de computador que utilizam grandes quantidades de tecnologia ou ainda podem ser gerenciados de uma forma mais tradicional.


Gerenciamento de Projetos e Obras em –

E saber quando utilizar cada uma das opções é essencial para que exista um bom gerenciamento de projetos e obras.

Gerenciamento de Projetos e Obras

Gerenciamento de Projetos e Obras

Foto: Reprodução


Como funciona o gerenciamento de projetos

Antes de entender como funciona o gerenciamento de projetos, é preciso conhecer o conceito de projeto. Ter em mente que o mesmo será divido em algumas partes que possuem funções distintas, elas são:

  • Separação das atividades e definição de importância
  • Planejamento
  • Plano de execução
  • Controle da execução e feedback
  • Finalização

Cada uma dessas partes será utilizada não apenas na engenharia civil, mas também em projetos de diversos tipos. Possibilitando que conhecimentos de outras áreas sejam importados, enriquecendo o gerenciamento.

Sendo um projeto a junção de etapas que se conectam em prol do mesmo objetivo, o gerenciamento de projetos deve garantir que todos estejam em conformidade.

O que pode ser feito utilizando anotações e planilhas ou softwares complexos.

Escolhendo utilizar programas de computador, o gerenciamento de projetos poderá ser reduzido a fazer observações, controle dos trabalhos e administração das informações nos softwares, – tornando o trabalho mais simples e diminuindo os erros.

No entanto, o trabalho do gestor de projetos não será fácil, visto que o mesmo precisa ser um profissional experiente, que saiba utilizar tecnologias com cautela, além de lidar com problemas e imprevistos com calma.

O gestor que fará o gerenciamento de projetos também irá precisar lidar diretamente com os profissionais contratados, sendo um dos principais responsáveis pela produtividade dentro de um canteiro de obras.

E para isso, o gestor precisa estar utilizando métodos de controle, organização e sempre motivando com a equipe. Sendo essencial que exista eficiente, hierarquias visíveis e justiça em suas ações.


O que envolve o gerenciamento de projetos e obras

Muitos aspectos irão envolver o gerenciamento de projetos e obras, alguns podendo ser encontrados antes da obra se iniciar. Como é o caso do planejamento dos trabalhos que deve estar servindo como base para outras atividades.

Confira a seguir algumas dessas e atividades e outras que estarão presentes em um gerenciamento de projetos de obras eficiente:

  • O controle do plano de projetos;
  • Processos ligados ao escopo;
  • Controle das atividades, tempo e local que utilizarão;
  • Gerenciamento dos recursos necessários e planejamento;
  • Contratação, pagamentos, prazos e outros aspectos ligados a mão de obra;
  • A segurança da obra e dos trabalhadores;
  • Logística.

Além de outros processos que nem sempre estarão presentes em todas as obras.

Como pode ser visto, o gerenciamento de projetos possui uma grande importância e responsabilidade com toda a obra. Logo, é recomendado que todas as dúvidas sejam tiradas antes de iniciar o gerenciamento, além de contar com a ajuda de um profissional experiente.

Para que possa lidar com os problemas comuns em uma obra, sem que o gerenciamento de projetos tome mais tempo do que o necessário.


Fale com nossos especialistas

Escolher estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox e até obras em geral pode ser um trabalho difícil. Visto que existem inúmeras variáveis influenciando no momento de escolha.

A melhor maneira para facilitar e realizar uma boa escolha é retirando todas as suas dúvidas. Logo, sempre que necessário procure um profissional ou acesse a internet para retirá-las.


Você que está em – , e caso necessite de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (www.premonta.com.br) ou entre em contato com nossos especialistas sobre gerenciamento de projetos e também sobre estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox, obras em geral ou alguma dúvida sobre construção civil.


E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram


Eng Carlos

www.premonta.com.br / www.fazerobra.com.br


Também veja o Artigo sobre: “Você Sabe Elaborar um Orçamento de Obra?

Você Sabe Elaborar um Orçamento de Obra?


Orcamento_OnLine

Compartilhe!

Ailton Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas