Como planejar a construção de uma obra

Planejar a construção de uma obra é essencial para o sucesso da mesma. Infelizmente, no Brasil, o ato de planejar funciona um pouco diferente do que deveria

Como planejar a construção de uma obra em  –

Como planejar a construção de uma obra em –

Como planejar a construção de uma obra em –

Como planejar a construção de uma obra. Planejar a construção de uma obra é essencial para o sucesso da mesma. Infelizmente, no Brasil, o ato de planejar funciona um pouco diferente do que deveria, visto que as pessoas costumam fazer o planejamento até certo ponto e improvisar todo o resto.

Também veja o vídeo sobre:

Como planejar a construção de uma obra

O resultado são os constantes desperdícios, perdas, problemas de todas as formas e paralisação de obras.

Já em um planejamento cuidadoso, os imprevistos e problemas já foram calculados, assim como entregas, profissionais e outros tornando a obra mais clara e objetiva. Enfim, com mais chances de alcançar o sucesso.

E uma matéria publicada pela Revista Exame de 2015, foi demonstrado o quão prejudicial é a falta de planejamento para as construções no Brasil. A reportagem cita que o brasileiro disponibiliza muito pouco tempo para fazer o planejamento, cerca de um quinto do tempo total da obra.

Quando países desenvolvidos são analisados, é possível encontrar profissionais passando 40% do tempo total apenas planejando. Na Alemanha, o número é ainda maior: 50%.

O fato de não planejar a construção de uma obra reflete uma situação grave no país. Um exemplo claro é o metrô de São Paulo, que teve sua operação iniciada em 1974 possuindo 78km de trilhos, enquanto o metrô de Seul – Coreia do Sul, já possui 386km, mesmo tendo sido inaugurado no mesmo ano.

Como planejar a construção de uma obra

Foto: Reprodução

Como planejar a construção de uma obra


Planejar a construção de uma obra

O primeiro a ser feito para planejar a construção de uma obra é o estudo de viabilidade de obra.

É necessário estar avaliando se a empresa ou pessoa física possui dinheiro suficiente para realizar os trabalhos. Além de se certificar se o novo imóvel trará mais lucro do que benefícios.

Quando se trata de uma empresa, prever o lucro ou perda de dinheiro será fácil, mas para pessoas físicas pode ser complicado, pois é difícil mensurar um imóvel para moradia. A dica é avaliar a necessidade comparando o investimento.

O segundo passo é o orçamento da obra. Sabendo que é possível fazer a obra, chegou o momento de entender quanto cada parte irá custar.

É possível estar utilizando a tecnologia para acelerar os processos, programas de ERP serão grandes aliados.

Também tenha certeza de não estar esquecendo de calcular o BDI e o ROI esperado.

Já o terceiro passo será o cronograma físico-financeiro, onde poderá estar distribuindo os custos por meio de datas e etapas da construção.

Esse cronograma ajuda a saber o que será necessário a cada momento, identificando custos acumulados, melhorando o fluxo de caixa, a organização do canteiro de obras e muito mais.

O quarto passo, chamado de regularização da obra, será feito durante o projeto e possui o papel de resolver a parte burocrática da obra.

O ajustamento dos prazos é o quinto prazo, ele estará realizando mudanças ou revisando informações que precisam ser alteradas. Algo de extrema necessidade para evitar ou resolver problemas.

Por fim será feito o acabamento e licenciamento. O sexto passo estará certificando de que o licenciamento e a entrega do imóvel estão em perfeita situações. Com todos os alvarás, permissões e documentos em geral.


Mais algumas dicas

Caso deseje construir, possua duvidas ou precise fazer um planejamento, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos especialistas em Planejar a construção de uma obra.


Fale com nossos especialistas

Escolher estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox e até obras em geral pode ser um trabalho difícil. Visto que existem inúmeras variáveis influenciando no momento de escolha.

A melhor maneira para facilitar e realizar uma boa escolha é retirando todas as suas dúvidas. Logo, sempre que necessário procure um profissional ou acesse a internet para retirá-las.


Você que está em – , e caso necessite de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em nosso site (www.premonta.com.br) ou entre em contato com nossos especialistas sobre como planejar a construção de uma obra e também sobre estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, aço inox, obras em geral ou alguma dúvida sobre construção civil.


E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram.


Eng Carlos

www.premonta.com.br / www.engcarlos.com.br


Também veja o Artigo sobre: “Quais são os projetos necessários para construção de uma obra

Projetos necessários para construção de uma obra em Itu – SP


Compartilhe!

Eng Carlos Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!