Enter your keyword

News

Porque Construir em Estrutura Metalica?

Porque Construir em Estrutura Metalica?

Porque Construir em Estrutura Metalica?

Porque Construir em Estrutura Metalica? Construir com aço apresenta uma série de vantagens, já consagradas em todo o mundo, que devem ser levadas em consideração quando se escolhe o sistema construtivo da obra. Dentre essas vantagens podemos citar várias.

Estrutura Metalica 2

Fonte: Reprodução

A redução do custo do canteiro de obras causada principalmente pela redução do prazo de construção é um fator que não deve ser desprezado. Normalmente se considera que se, por exemplo, o prazo de construção é reduzido em 20% são de 20% a redução do custo de canteiro. Esse custo se deve principalmente a locações de equipamentos e materiais, despesas com pessoal, e com a administração.

Por que construir um edifício ou uma casa com estrutura metálica? Para responder a essa pergunta, é preciso antes avaliar as condições do entorno. Em terreno acidentado ou locais que dificultam os trabalhos de canteiro, a construção metálica pode trazer alguns benefícios: os componentes da estrutura são levados prontos e o trabalho se limita praticamente à montagem.

De modo geral, as estruturas metálicas são mais comuns na construção de edificações comerciais e industriais. O segmento residencial apresenta maiores dificuldades de viabilizar o uso de estruturas metálicas devido à necessidade de desembolso inicial muito alto e por serem obras baseadas em cronogramas físico e financeiro relativamente extensos.

O grande vilão de mercado é mesmo o de edifícios comerciais. Rapidez, pouco desperdício, prumo certo, desvios menores no orçamento e retorno financeiro mais rápido são as maiores vantagens proporcionadas por esse tipo de construção. É possível, ainda, abrir escadas entre andares e também escolher entre diversas opções de laje: pré-laje, steel deck ou toda espécie de laje protendida.

O entrave, porém, está primeiro no imposto em cascata sobre o aço e, depois, no perfil industrializado, que encarece o sistema. Os materiais industrializados, assim como os painéis pré-moldados, sofrem taxação de IPI e ICMS em cada etapa de industrialização, o que não ocorre com o concreto. “A carga tributária sobre a construção metálica é da ordem de 34% do custo da obra”, por esses custo indigna-se alguns consultores e engenheiros de projeto de estruturas metálicas.


Atualmente no Brasil, o custo nas construções convencionais de edificações de múltiplos andares, tem se dividido nas seguintes proporções:

  • 40% custo de mão de obra direta ou indireta;
  • 60% custo de materiais.

Estrutura Metalica 3

Fonte: Reprodução

Sabemos também que, para a realização de uma determinada operação, o custo global da mão de obra em campo é pelo menos, duas vezes maior do que em uma indústria, tomando-se como base de avaliação, a produtividade.


Portanto, a construção industrializada, traz consigo, possibilidade de reduções dos custos nestes dois aspectos:

  • Diminuição ao máximo das operações construtivas em campo, com consequente redução do número de homens/hora;
  • Projeto inteligente, para racionalização e utilização de materiais de melhor qualidade e de menores preços. Assim sendo, e conforme já falamos anteriormente, os custos globais de uma construção industrializada, via de regra, são inferiores ao de uma construção convencional. Estes devem ser avaliados, tomando-se todos os aspectos da obra, desde o planejamento, o projeto e a especificação e aquisição dos materiais, a mão de obra no canteiro, o gerenciamento e a construção propriamente dita.

Numericamente, em certos tipos de sistemas construtivos, a construção industrializada metálica, pode levar a uma economia de até 25%.


Orcamento_OnLine


Rodape

Eng Carlos Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!