News

Sistema de Gestão Ambiental – ABNT NBR ISO 14001

Sistema de Gestão Ambiental – ABNT NBR ISO 14001

Sistema de Gestão Ambiental – ABNT NBR ISO 14001. A regulamentação ambiental, antes dos anos 60, era praticamente inexistente. A partir do final dos anos 60 e princípio dos anos 70, entre outras nações, os Estados Unidos começaram a exigir um contexto de regulamentações complexas do tipo “comando e controle” que hoje preenchem mais de 20.000 páginas do Federal Register, não incluindo as regulamentações em níveis estadual e municipal.

Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001

Fonte: Reprodução


Nas empresas o foco inicial da gestão ambiental estava na conformidade às regulamentações. Essas regulamentações normalmente avaliavam o controle da poluição no final dos processos e procuravam somente o atendimento às regulamentações, que em muitos casos são complexas e sobrepostas, havendo exigências federais, estaduais e municipais, onde a organização tem que atender a todas, mesmo que em alguns casos elas sejam conflitantes entre si.

Assim, as empresas tendiam a focalizar as exigências de cada regra isoladamente e não dedicavam muito tempo, nem pensavam em integrar em um único sistema os procedimentos relativos à conformidade de cada regra ou lei.

O que ocorria normalmente era o atendimento às regulamentações no sentido de se evitar multas ou sanções, geralmente reagindo aos acontecimentos sem procurar preveni-los. Desta forma a gestão ambiental era praticada, e em muitos casos ainda é, de forma reativa, fragmentada e focalizada em apagar incêndios em vez de evitar a ocorrência de problemas. Por diversas razões, a gestão ambiental está agora evoluindo para uma abordagem mais sistemática.

Sistema de Gestão Ambiental para a ISO 14001

Fonte: Reprodução


Entre as pressões para mudança que as empresas vêm sofrendo hoje em dia, pode-se destacar:

  • Custos crescentes da proteção ambiental;
  • Análises minuciosas por instituições financeiras e investidores;
  • Da regulamentação de meio único para múltiplos meios (busca abordagens preventivas ao invés daquelas focadas no final dos processos);
  • De “comando e controle” para incentivos de mercado;
  • Percepção da globalidade do meio ambiente;
  • Exigência pelo desenvolvimento sustentável.

    Orcamento_OnLine


    Rodape

Compartilhe!

Ailton Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas