News

Você Sabe Elaborar um Orçamento de Obra?

Você Sabe Elaborar um Orçamento de Obra?

Você Sabe Elaborar um Orçamento de Obra? O orçamento é basicamente um exercício de previsão, tendo muitos itens que influenciam e contribuem para o custo de um empreendimento. A técnica orçamentária envolve a identificação, descrição, quantificação, análise e valorização de uma série de itens, assim sendo, requer, portanto, demasiada atenção e habilidade técnica. Como o orçamento é elaborado antes da construção do produto, muito estudo deve ser feito para não deixar lacunas na composição de custos, nem considerações descabidas.

Geralmente, um orçamento é determinado somando-se os custos diretos, mão-de-obra de operários, material, equipamentos, aos custos indiretos, equipes de apoio, despesas gerais do canteiro de obras, taxas e, por fim, adicionam-se os impostos e lucros para se chegar ao preço final.

Orçamento de Obra

Fonte: pointdaengenharia.com

Por basear-se em previsões, todo orçamento é aproximado, por mais que todas as variáveis sejam ponderadas, há sempre uma estimativa associada. O orçamento não precisa ser exato, porém tem que ser preciso. A aproximação de um orçamento está embutida, por exemplo, na produtividade adotada para as equipes de trabalhadores, nas variações de preços dos insumos, no percentual adotado de perdas e desperdício de materiais, na produtividade de equipamentos, imprevistos, entre outros fatores.

Uma importante característica a ser observada no orçamento é a especificidade que ele apresenta, cada orçamento é único. Por exemplo, o orçamento de um prédio a ser construído na cidade Belém será diferente do orçamento deste mesmo empreendimento caso seja construído em São Paulo.

Então para que se possa obter o orçamento mais real possível, torna-se necessário conhecer os preços de insumos e mão-de-obra da região onde será executado o empreendimento, pois os orçamentos calculados com base em outras regiões, geralmente, tendem a ser superestimados ou com valores inferiores aos comprados no mercado local.

Outra característica do orçamento é a temporalidade, ou seja, um orçamento que foi elaborado há alguns anos atrás já não é válido hoje. Isto se deve, principalmente, a flutuação no custo dos insumos ao longo do tempo, criação ou alteração de impostos e encargos, evolução dos métodos construtivos, entre outros.


Segundo Mattos (2006), o orçamento não se resume à definição do custo da obra, ele tem uma abrangência muito maior, servindo de subsídio para outras aplicações, tais como:

  • Levantamento dos materiais e serviços;
  • Obtenção de índices para acompanhamento;
  • Dimensionamento de equipes;
  • Capacidade de revisão de valores e índices;
  • Realização de simulações;
  • Geração de cronograma físico-financeiro;
  • Análise de viabilidade econômico-financeira.

Elaboração de Orçamentos

Esquematicamente, a elaboração de orçamentos engloba três grandes etapas de trabalho:

  • Estudo das condicionantes (condições de contorno);
  • Composição de custos;
  • Fechamento do orçamento (MATTOS, 2006).

Como mostra a figura abaixo.

Elaboração de Orçamentos

Fonte: Reprodução


Referências:

MONTEIRO, Adriana da Silva, DOS SANTOS, Rita de Cássia Alves, Planejamento e Controle na Construção Civil, Utilizando Alvenaria Estrutural, Centro de ciências Exatas e Tecnologia – CCET – Curso de Engenharia Civil – UNAMA – Belém – PA – 2010.


Orcamento_OnLine


Rodape

Compartilhe!

Eng Carlos Premonta
Olá! Peça seu orçamento ONLINE, ou fale conosco para tirar suas dúvidas!

Estruturas metálicas